Job description – Por que é tão importante para o recrutamento e seleção?

job description

A job description, ou simplesmente descrição de cargo, é uma tarefa muito mais complexa do que parece. É a linha de largada para qualquer processo seletivo. Mas mais que a sua função para a empresa, a descrição de vaga ajuda a formar na mente do candidato uma imagem determinante, em que baseará a sua decisão de se candidatar ou não à vaga em sua empresa.

E no caso dos talentos desejados que já estão trabalhando? É preciso que a job description seja ainda mais instigante e atraente, mas clara e direta, informando detalhes que o faça rever o local ideal para trabalhar. Considerando os talentos disponíveis e os desejáveis que já estejam atuando em outra empresa, é preciso compreender a função da job description e as melhores estratégias para desenvolvê-la.

Descrição de cargo– Mitos e verdades

Muitos profissionais de Recursos Humanos ainda veem a job description como a mera descrição do cargo disponível e das funções que o futuro funcionário virá a exercer. Isso é um erro. Eles não reconhecem todas as funções da descrição de cargos. Em um mercado em que a inteligência agregada faz toda a diferença, a job description tem em seu DNA muitas informações e intenções.

job description

A descrição de cargo correta pode ser uma luz em um mercado cada vez mais competitivo. Tem grande poder de atração, de comunicação e ainda expressa a marca empregadora, os seus valores e posicionamentos e a própria identidade da empresa.

A descrição de cargo é uma via de mão dupla: ela serve para atrair para a empresa os talentos almejados, já que o candidato não é o único interessado nesta situação, e também para que a empresa seja a escolhida, para que o candidato tenha uma experiência positiva em sua busca.

DESTAQUE: Seleção às Cegas – O que é? Quais as vantagens para a empresa?

Por que investir em job description?

É fundamental criar job descriptions claras e transparentes, com o maior número de informações possível, que levem o candidato a compreender a cultura da organização. A descrição de cargo é um recurso de gestão importante, para que as lideranças possam efetivar estratégias condizentes e alinhadas com os seus propósitos.

Outra função da descrição de cargo é a coerência quanto ao trabalho desenvolvido pelas equipes de Recursos Humanos. Diferentes profissionais de RH não podem interpretar de formas distintas a mesma descrição de vaga. Por isso, ela precisa ser clara e objetiva, pois é o que contribuirá com o processo, para torná-lo ágil, assertivo e econômico.

Além das funções práticas e estratégicas, como vimos acima, a job description é divulgadora da marca e apoia o employer branding. Com comunicação corporativa estratégica e atraente, a descrição de cargo apresenta ao futuro candidato uma oportunidade altamente desejável de fazer parte de uma corporação que é referência no mercado.

job description

A job description funciona como uma propaganda da sua empresa e deve ser desenvolvida de forma estratégica. Leva ao público a sua cultura organizacional, apresenta ao candidato a função, as vantagens e que benefícios dispostos, bem como serve como suporte quando há dúvidas funcionais.

DESTAQUE: Lei da Atração e Processos Seletivos – A dinâmica por trás das contratações

Composição da job description

Uma vez elucidada a importância da job description, é importante ressaltar os seus aspectos gerais. Uma descrição de cargo assertiva faz toda a diferença no processo seletivo, mas é preciso garantir algumas características. Veja abaixo!

  • A descrição de cargo traz informações gerais e específicas sobre a função a ser desempenhada. Deve estar condizendo com a estrutura de cargos e salários da empresa.
  • A descrição deve apresentar também uma resenha sobre a empresa contratante, com sua história e posicionamento no mercado, produtos e serviços, clientes e objetivos. O texto deve ser claro e dinâmico, sem negligenciar os aspectos de atração.
  • A job description também é uma ferramenta de apoio da cultura organizacional e deve trazê-la em sua descrição. Falar de valores, visão do negócio e missão é algo sugestivo. Na descrição, pode-se ainda focar em aspectos desta cultura organizacional, para encantar e atrair os candidatos corretos. Uma dica é compreender a fundo a cultura organizacional da empresa antes de descrever quaisquer cargos.
  • As características técnicas exigidas para a adequação profissional é outro ponto essencial na descrição de cargo. Já as características do perfil comportamental – com detalhes sobre habilidades e competências – pode ou não aparecer na descrição. Muitas empresas destacam estas características no processo seletivo. No entanto, pode ser tendencioso apresentar o que é procurado àquele que está em busca de oportunidades.
  • A job description deve trazer ainda as responsabilidades a serem desempenhadas pelo profissional. De uma forma geral, esta descrição está vinculada às remunerações e benefícios, como também ao plano de carreira, apresentando ao funcionário as perspectivas da empresa para a função.
  • Em caso de qualificações obrigatórias, elas devem ganhar destaque e serem bem descritas, sem que haja dúvidas aos que leem. A dica é focar da especificidade neste caso, pois quanto mais específica for a sua descrição das qualificações obrigatórias, maior será a sua chance de atrair os profissionais mais preparados e evitar candidaturas que não atendem aos requisitos básicos.
  • Utilizar um software de Recrutamento e Seleção é estratégico na mediação da descrição de cargo, do anúncio de vaga, na seleção dos currículos e candidaturas e no gerenciamento de todo o processo. O software Empregare é um exemplo de ferramenta dinâmica e eficiente, que pode render uma economia de tempo e recursos de 80% em todas as etapas do processo seletivo, além de centralizar as informações necessárias sobre o cargo a ser ocupado.
  • Um aspecto essencial na descrição de cargo é o timo de linguagem utilizada. A comunicação corporativa e o estilo escolhido pela empresa deve ser padrão, inclusive na hora de desenvolver a job description. A forma como se comunica diz muito sobre a empresa e vai atrair determinado tipo de público.  Quando a linguagem é bem escolhida e aplicada, se destaca diante da concorrência e tem mais perspectivas de atrair os candidatos corretos. Ser direto, transparente e conciso são aspectos que devem ser privilegiados em qualquer estilo de redação.
  • Trabalhe com o conceito de Missão do Cargo, quando criamos uma missão para cada cargo e vinculamos ela na descrição de cargo, este cargo passa a ter uma identidade e isto fica mais visível para o candidato e funcionário quais são as entregas e a missão dele dentro da empresa.
  • Uma dica é conhecer o profissional e o segmento antes de desenvolver a job description. Saber o que este profissional procura é fundamental para criar uma descrição assertiva e coerente. Fazer pesquisas direcionadas sobre tendências e novidades sobre a profissão ou mesmo sobre as técnicas de job description é fundamental.
  • Outra dica para tornar a job description em um anúncio de vaga é destacar no título o cargo. Isso torna o processo mais ágil para ambas as partes – candidatos e selecionadores. Muitas empresas erram em criar títulos genéricos ou em descrições de cargo superficiais. No caso da inteligência artificial, que já é uma realidade em todo o mundo, ser específico e direto é um diferencial, uma vez que as ferramentas como os softwares e plataformas on-line cruzam vagas e candidaturas, além de fazer a divulgação de forma correta, através dos termos utilizados.
  • É possível utilizar diferentes mídias para apresentar a job description – texto, imagem, vídeo, etc. A cada ano, novas tendências, mídias e técnicas aperfeiçoam a descrição de cargos e divulgação das vagas. A empresa precisa acompanhar o mercado. Entre estas tendências que estão relacionadas à job description estão o mindset generalista (em que o Recursos Humanos ganha uma aspecto consultivo, o que é assertivo na descrição de cargos), a visão de marketing por parte dos recrutadores, o feedback (seja positivo ou negativo), a seleção às cegas (que permite explorar aspectos pessoais do candidato e seus diferenciais), automação, etc.

Job description e valorização profissional

Outro aspecto importante da job description é a valorização profissional. Além de uma característica a ser considerada na hora de desenvolver a descrição de cargo, é um compromisso da empresa com os profissionais que busca e contrata, contribuindo para o desenvolvimento da carreira ao trazer aspectos que façam a função se desenvolver e se atualizar.

Veja também: 5 Dicas para Criar uma Divulgação de Vaga Atraente e Assertiva

Gostou das dicas sobre job description? Deixe um comentário e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

satisfação do candidato
Artigo anterior Por que é importante garantir a satisfação do candidato no processo seletivo?
atrair melhores candidatos
Próximo artigo 11 dicas sobre como atrair melhores candidatos para a sua empresa

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close