O termo employer branding está se tornando cada vez mais popular no Brasil e deve ser uma preocupação de qualquer empresa. Isso porque o conceito ajuda a atrair os melhores profissionais do mercado em seus processos seletivos e a expandir a imagem da empresa junto ao mercado.

A ideia é fácil de compreender: se os seus funcionários gostam de trabalhar em sua empresa, se ela oferece diferenciais para o bem-estar, desenvolvimento pessoal e profissional e oportunidades reais, outras pessoas irão querer ser seus funcionários, e entre elas, os profissionais mais qualificados. Tudo o que a sua empresa faz ou representa diz muito sobre ela e cria uma referência junto ao seu público, seja esta imagem positiva ou negativa. Torcemos e esperamos para que esta referência seja positiva!

O que é employer branding?

O marketing não é uma área que trabalha apenas com o público externo de uma empresa, mas sim, com todos os seus públicos. As empresas atualizadas, que possuem uma abordagem moderna de gestão de alta performance, deve compreender que o seu público interno é um tipo de cliente muito importante. Sim, os seus futuros e atuais funcionários devem ser tratados como clientes – como veremos mais adiante. Esta é a base do employer branding de sucesso.

Employer branding refere-se a um bom posicionamento da empresa como empregadora. A empresa deve desenvolver estratégias para alcançar uma boa reputação e ser uma referência na sociedade por valorizar seu capital humano. E estas estratégias envolvem uma grande diversidade de ações e valores que devem estar pautados na cultura organizacional e na própria visão do negócio.

employer branding

Isso quer dizer que não se trata de marketing de enganação, de transmitir uma imagem, mas de ofertar condições reais pelas quais possa ser reconhecida como ótima empregadora. A empresa deve oferecer um ambiente positivo de trabalho e benefícios que façam a diferença na vida dos colaboradores.

Estas ações devem impactar na saúde dos funcionários, no desenvolvimento pessoal e profissional, no bem-estar do cotidiano de trabalho, no planejamento de suas carreiras e prestigiar a qualidade de vida dos trabalhadores de forma geral.

Porém, ter isto não é o suficiente, é preciso ter uma estratégia para comunicar isto para os candidatos de forma padronizada. Uma forma de comunicar isto para os candidatos de forma padronizada é a Employer Branding e a outra forma está no modelo de divulgação de vagas. A união do Marketing com o Recursos Humanos para isto é fundamental, mas nem sempre empresas que possuem diversas filiais ou até mesmo franquias conseguem manter uma padronização nesta divulgação. Para isto, sugerimos a utilização de dois software, um deles é o da EMPREGARE.com, que da amplitude na divulgação e organiza todo o processo e o outro é o Deskfy, uma plataforma que padroniza toda a gestão de marketing e publicidade de sua empresa, gerando agilidade na escolha das peças publicitárias de divulgação das vagas.

Quais os benefícios para a empresa?

Há vários benefícios que uma empresa pode conquistar a partir de estratégias de employer branding. Uma empresa que é referência em um bom lugar para se trabalhar acaba atraindo os melhores talentos do mercado. Com isso, eleva a excelência de seu processo seletivo.

Isso porque a empresa passa a ser disputado pelos profissionais. Ser uma referência no mercado de trabalho traz visibilidade também entre os consumidores, fornecedores e investidores. Ajuda a solidificar a marca entre os seus diferentes públicos.

O movimento atual entre as empresas de alta performance é gerar diferenciais internos. Na próxima década, para permanecerem competitivas no mercado, as empresas deverão desenvolver novos conhecimentos ou atitudes que sejam diferenciais exclusivos.

Para isso, é importante contratar os profissionais mais qualificados. É preciso ainda ter uma cultura organizacional flexível e dinâmica, pautada na aprendizagem multilateral. O foco deve também estar na liderança comprometida com o desenvolvimento de pessoas e processos e com a autonomia profissional.

Desta forma, é importante praticar o employer branding para atrair o melhores talentos e gerar estes diferenciais. Afinal, uma empresa é uma abstração: ela existe apenas através dos seus colaboradores e do seu potencial de se diferenciar em seus processos e produção.

Boca a boca no mercado de trabalho

É comprovado que as empresas reconhecidas com boas ações de employer branding alcançam um destaque maior na mídia. Por consequência, as marcas envolvidas ganham uma boa publicidade espontânea e são lembradas por sua credibilidade.

Em empresas bem estruturadas e com um bom employer branding, assim como ocorre no marketing convencional, há um “boca a boca” que faz muita diferença com o público. O colaborador satisfeito passa a falar bem do lugar aonde trabalha, o que atrai ainda mais outras pessoas capazes e competentes que queiram trabalhar na empresa. Eis o movimento para criar, com coesão, equipes de ponta e com profissionais de talento.

Employer branding X Retenção de talentos

O employer branding responde ainda a outro desafio das empresas atuais: o turnover. Com uma boa imagem e um atendimento excelente, os colaboradores evitam sair da empresa e novos talentos estão sempre à disposição.

A fim de abordar algumas boas práticas de employer branding, vamos citar algumas ações simples, mas que podem fazer uma grande diferença nas estratégias de Recursos Humanos da sua empresa:

Trate os funcionários como clientes

Já falamos sobre isso acima. Se o objetivo é atrair e reter os melhores profissionais, é preciso que a empresa adote uma postura de vê-los como clientes. Para isso, as ações devem focar na valorização e na oferta de boas experiências no local de trabalho. Também devem criar um ambiente convidativo e saudável, bom clima organizacional e em oferecer benefícios que vão além de salário e VT/VR.

Veja que para muitas empresas isso significa uma mudança de abordagem. O foco deve ser o bom atendimento interno com continuidade e solidez, e não apenas ter uma boa imagem no mercado. A imagem de excelência é uma consequência da prática real.

Foque no engajamento

O engajamento é um objetivo importante nas ações de employer branding. Para isso, é importante criar campanhas de marketing interno, desafios, ações que envolvem e implicam na participação do colaborador. Engajamento envolve metas e objetivos, mas também coisas que façam a diferença na vida do colaborador.

Foque na comunicação interna

Manter uma comunicação assertiva com este público é essencial. É importante relatar todas as informações sobre decisões, ações e alcances que a empresa atingiu em determinado período, aos quais o colaborador também participou. Incentive a comunicação entre os funcionários e o feedback. Utilize ferramentas digitais de comunicação, que ajudem os colaboradores a se comunicarem com maior assertividade, para isto, indicamos que conheça a SimplificaCI, software focado e especializado em apoiar as ações e estratégia de comunicação interna.

Tenha em vista o EVP – Employee Value Proposition

O EVP – Employee Value Proposition, é um conjunto de benefícios que a empresa oferece em troca do trabalho. Vai além de benefícios materiais. Quando se criam as estratégias de employer branding, é importante ter estes valores bem definidos. Isso para que haja uma identificação maior por parte do colaborador. São os funcionários que levarão estas ideias, conceitos e valores além, contribuindo na retenção de novos talentos.

Incentive a liderança

A liderança tem várias funções importantes. Uma delas é servir de intermediadora entre as equipes e a empresa. A liderança deve ter a capacidade de incentivar os funcionários a tornar-se líderes e a liberdade entre os seus funcionários. O líder que forma líderes (independentemente de suas funções) é uma das principais filosofias da gestão de alta performance.

A liderança faz toda a diferença na permanência dos funcionários. Uma boa direção é aquela capaz de inspirar sua equipe, não apenas dando ordens e assumindo uma postura autoritária. Uma liderança mais humanizada em relação aos seus liderados, que gere motivação, que esteja pronta para aprender e ensinar, tem muito mais resultados do que a chefia tradicional e autoritária.

Ofereça benefícios diversificados

Como já dissemos, salários adequados e benefícios como ajuda de custo e VT/VR são importantes e atraem talentos, mas não é somente isso. Se a empresa não possuir um bom ambiente de trabalho e benefícios que vão além da remuneração, não conseguirá reter os melhores talentos. Assim como o consumidor, o funcionário precisa ter uma experiência positiva.

Vivemos na era da experiência. Eventos que façam a diferença e dão sentido às escolhas das pessoas, inclusive dos profissionais, são essenciais. Quais os benefícios imateriais que as sua empresa tem a oferecer? Quais vantagens reais a longo prazo o colaborador pode alcançar? O que faz sentido em mantê-lo na empresa? Isso deve ficar claro desde o processo seletivo até o desligamento.

Utilize um software de recrutamento e seleção que foque em employer branding

Ter ferramentas de recrutamento e seleção integradas e que consigam atender os requisitos do employer branding é um grande diferencial. Para saber um pouco sobre o que é uma página de employer branding de um Software de Recrutamento e Seleção você poderá acessar o Case de Sucesso do Rock In Rio através da EMPREGARE.com

Os recursos divulgar a cultura de sua organização, mostrar os seus diferenciais, quem são vocês e qual tipo de funcionário vocês desejam. Além disso, a ferramenta permite divulgar vagas para recrutamento (externo, interno ou misto), receber inscritos no processo seletivo, desenvolver processos mais amigáveis, configurar diversos tipos de provas, testes ou solicitar uma vídeo apresentação e padronizar as ações de recrutamento e obter indicadores. Acesse e confira outras informações! Visite também o canal Empregare no Youtube.

Caso deseje mais informações ou tenha alguma dúvida, entre em contato com um de nossos consultores.

Veja também: Entenda como funciona um software de recrutamento e seleção

Gostou das dicas sobre employer branding e suas vantagens? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas ideias nas suas redes sociais!