Quando uma empresa abre uma oportunidade é sempre um desafio para a área de Gestão de Pessoas encontrar o candidato ideal que preencha a vaga no tempo desejado pelos gestores e que entregue os resultados esperados pela organização. Elaboramos 5 Dicas para Criar uma Divulgação de Vaga Atraente e Assertiva para que você tenha bons resultado em seus processos seletivos.

Quando pensamos em Recrutamento e Seleção, de forma simples podemos pensar em um sistema de busca para achar a pessoa ideal que irá preencher e entregar os resultados esperados para a organização. Porém, o que podemos fazer para ter o melhor resultado? Quais são as ferramentas que o Recrutamento e Seleção tem e que deve utilizar de forma adequada para ter este resultado?

Veja abaixo os 5 itens fundamentais para que o seu processo seletivo seja extremamente eficaz:

1. Descrição do Cargo

A descrição do cargo deve ser o seu guia para contratar qualquer funcionário, porém, é sempre importante ver se ele está atualizado para a necessidade atual da empresa e seus objetivos futuros. Caso não esteja, reavalie junto com a liderança os objetivos para adequar os requisitos necessários. Veja mais sobre isso em nosso artigo sobre Descrição de Cargos.

2. Qualidade da Divulgação da Vaga

Você já analisou como você toma decisões em sua vida? Imagine que o candidato ideal para a sua vaga possa estar empregado, como será que funciona o processo de decisão dele?

De forma simples, para que a pessoa decida por algo é preciso que ela consiga formar uma imagem em seu cérebro que desperte o interesse suficiente para se inscrever em sua vaga.

A Divulgação da Vaga é a ferramenta ideal para isso, porém, para que você faça isto de forma assertiva, você precisa saber como é o perfil do cargo, da empresa e saiba divulgar exatamente o que é de interesse do candidato ideal para que ele sinta-se atraído pela vaga.

Os elementos para isto é o texto da divulgação da vaga, por isto este texto não deve ser curto, ele deve detalhar as atividades para que gere a expectativa certa no candidato que tenha interesse na vaga e na empresa. Além disso, pense no processo seletivo como um grande namoro, primeiro vem a paquera, a manifestação do interesse a conquista e depois a etapa de manter a relação.

Como você está Divulgando a sua Vaga? Ela ta despertando o interesse? Está gerando paquera?Outros recursos para aprimorar essa paquera e conquista é divulgar informações sobre a empresa, fotos, imagens, vídeos e depoimentos de funcionários transmitindo sua sensação real de como é trabalhar na organização.

Caso queira mais informações de como construir um anúncio atrativo, baixe o nosso e-book “Como divulgar um anúncio de vaga atrativo e com resultado”

3. Amplitude da Divulgação da Vaga

A utilização de um Software de Recrutamento e Seleção é o ideal neste sentido. O Software de Recrutamento e Seleção faz com que a vaga seja divulgada para diversos canais, desta forma, caso o candidato procure vaga durante a madrugada ou qualquer hora do dia, ele irá encontrar e, o Software estará trabalhando para você em direcionar este candidato da melhor forma no seu processo seletivo.

4. Página de Trabalhe Conosco da Empresa

Qual é a impressão que os candidatos possuem da sua empresa ao acessar a página dela? Sua empresa tem uma página de carreira?

A Página de Carreira Employer Branding é uma grande estratégia para que a sua empresa consiga atrair o candidato ideal. Ela transmite os projetos, a visão, missão e valores da organização e principalmente o sentimento dos funcionários ao trabalhar na organização. Veja um case do Rock in Rio

5. Positividade e Fé

De nada adianta você fazer tudo certo se os pensamentos e sentimentos seu e dos decisores da vaga são “essa vaga é muito difícil de ser fechada”, “vai levar mais de 40 dias, não adianta, isso é um indicador”.

A Física e Ciência Quântica já provou que o aspecto emocional e mental afeta os resultados de todas as nossas atividades no dia a dia. Aquela suposta vaga difícil de ser fechada, com você trabalhando com a Física Quântica no Processo Seletivo, fará com que a sua divulgação chegue exatamente para aquele candidato ideal que deve preencher a vaga para atender os requisitos e resultados esperados. Para aprofundar neste assunto, sugerimos a leitura de um de nossos artigos “A Lei da Atração nos Processos Seletivos” e filmes sobre física quântica.

Gostou das dicas sobre tendências de recrutamento e seleção? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas ideias nas suas redes sociais!