Encontrar estratégias para atrair melhores candidatos é uma preocupação de qualquer empresa atualmente. E por melhores candidatos entende-se aqueles que tenham as exigências técnicas, comportamentais e sociais mais adequadas à empresa, bem como sejam os mais bem qualificados no segmento e tenham diferenciais que possam agregar aos processos da corporação. São os adaptáveis e atualizados, capacitados e que vestem a camisa, fazendo com que a empresa evite o turnover e os gastos com novas aquisições.

Mas é algo complexo atrair melhores candidatos. Afinal, todas as empresas estão empenhadas neste objetivo. Os melhores candidato podem ainda estar à disposição do mercado ou mesmo já desempenhando outras funções nas empresas concorrentes, o que dificulta ainda mais esta atração.

E como saber quais são, onde estão e se realmente são estes os profissionais certos para a sua empresa? O primeiro passo é conhecer bem a corporação e o negócio para saber quais são as suas necessidades e exigências. Em segundo lugar, é importante conhecer as oscilações do mercado, para determinar o grau de dificuldade e necessidade de investimentos em práticas não só de Recrutamento e Seleção que tragam resultados, mas também para criar estratégias de retenção destes profissionais. Estes passos iniciais podem ser determinantes para atrair melhores candidatos e para o seu planejamento estratégico.

O sucesso é o objetivo de qualquer empresa. E a sua capacidade de atrair talentos e de desenvolver uma equipe de trabalhadores engajados deve ser proporcional ao seu objetivo. Pensando nisso, selecionamos 11 dicas imperdíveis para atrair melhores candidatos continuamente para o seu negócio!

1) Escolha o tipo certo de recrutamento

Há muitos tipos de Recrutamento e Seleção. São muitas as técnicas e abordagens. A escolha deve se basear no estilo da empresa. Em grosso modo, é possível estabelecer processos seletivos próprios, terceirizar a seleção em empresas especializadas, contratar head hunters, utilizar sistemas on-line de seleção ou mesmo fazer um mix de técnicas e abordagens. A dica é definir o seu caminho, o percursos do processo seletivo, a abordagem dos candidatos e os recursos necessários para isso.

2) Aposte na descrição de cargo assertiva

Se a sua intenção é atrair melhores candidatos, é preciso rever a descrição de cargo para cada oportunidade e toda a estrutura de cargo eventualmente. Muitas empresas erram ao não dar a importância adequada a esta atividade. A descrição de cargo não serve apenas para descrever as funções do profissional contratado. Ela ajuda a promover a marca empregadora, atrair os candidatos certos, propagar a oferta de vaga melhor nos meios digitais, a gerar coerência entre a equipe de recrutadores, entre outras vantagens.

Muitas vezes, não é possível atrair melhores candidatos porque a descrição é superficial, irreal ou de difícil compreensão. Em suma, uma descrição de cargo precisa ser direta e transparente, deve evidenciar o que é a empresa e o seu propósito e deve seguir o padrão comunicativo utilizado pela empresa. A descrição de cargo deve ainda ser atraente e dinâmica.

É essencial que tenha detalhes sobre as especificidades técnicas e comportamentais do profissional, responsabilidades a serem desempenhadas, exigências específicas (como, por exemplo, a formação ou o nível de experiência), as remunerações e benefícios e outras informações necessárias.

3) Invista em processos seletivos automatizados

O mundo passa hoje por grandes transformações quanto ao uso de tecnologias. A este momento damos o nome de transformação digital, onde os processos e as atividades da empresa fazem uso prioritariamente dos recursos de tecnologia da informação e comunicação para se tornarem mais diferenciadas em um mercado cada vez mais competitivo. O comportamento das pessoas também mudou por conta do uso das tecnologias digitais – e isso se estende à esfera das pessoas que buscam oportunidades de trabalho.

atrair melhores candidatos

O setor de Recrutamento e Seleção talvez tenha sido o mais impactado dento do Recurso Humanos pela transformação digital. Todo o processo pode ser implantado e gerenciado por recursos automatizados e inteligentes, que contribuem com todas as etapas do processo seletivo. Atrair melhores candidatos é uma tarefa estratégica, que envolve um grande fluxo de dados. As ferramentas tecnológicas – como plataformas e softwares de Recrutamento e Seleção – tornam o processo de atração de profissionais qualificados mais seguro, muito mais rápido e menos dispendioso.

É o caso do software Empregare, desenvolvido para gerenciar todas as etapas do processo seletivo com dinamismo, cuja função é atrair, agilizar e medir as suas contratações. Funções como anúncio de vaga, triagem de currículos, testes e questionários, vídeo entrevista, indicadores de gestão e divulgação, employer branding, seleção às cegas, feedback, entre outros os diferenciais do Empregare, que pode ser adaptável às condições do seu negócio. Veja mais neste link!

4) Seja assertivo na avaliação dos candidatos

Muitas vezes você não consegue atrair bons candidatos, pois não realiza os processo de avaliação adequadamente. A avaliação é um recurso de gestão do processo seletivo. Há vários tipos de avaliações, mas todas devem considerar os diferentes aspectos do candidato – não apenas técnicos e profissionais, mas também subjetivos.

Em cada etapa, há pelo menos um tipo de análise que deve ser feita, Na triagem de currículos, por exemplo, a avaliação prévia pode ser automatizada, através de um software de Recrutamento e Seleção inteligente, que separa as candidaturas por requisitos prévios. Testes, questionários, entrevistas, questionário sobre o nível de satisfação são outros recursos que envolvem avaliações e ajudam a coletar dados úteis para a tomada de decisão. Mas por trás das ferramentas de avaliação, há uma estrutura metodológica e uma abordagem pautada no perfil da empresa. Tão importante quanto escolher os recursos avaliativos é a escolha da abordagem a ser praticada.

5) Invista em employer branding

O processo seletivo tem como objetivo atrair melhores candidatos, avaliá-los e contratá-los. Mas há outras estratégias envolvidas que começam muito antes do Recrutamento e Seleção. O employer branding, ou ações de divulgação da marca empregadora, perpassa pelas atividades relativas ao processo seletivo e também o impactam.

Por exemplo, a descrição de cargo e anúncios de vaga ajudam a divulgar a empresa como um referência de lugar ideal para se trabalhar, bem como as estratégias com o público interno e outras ações de marketing que sejam bem-sucedidas ajudam a atrair melhores candidatos.

6) Conheça amplamente o mercado e os candidatos

Conhecer o mercado e entre os candidatos é essencial para atrair melhores candidatos. Por isso, a dica é a pesquisa multifocal, que utiliza recursos digitais, redes sociais, questionários, análise de públicos específicos, testes objetivos e situacionais, etc. Pesquise a concorrência, a localidade e até mesmo os cadastrados no site da sua empresa ou por sistemas próprios. Perguntar ao candidato sobre os seus desejos e objetivos é outra ação importante.

7) Tenha uma oferta excelente

Para atrair melhores candidatos tenha a melhor oferta. Pratique remunerações condizentes com a função e com o mercado e tenha um bom plano de benefícios. Mas mais que isso, desenvolva em sua empresa uma cultura organizacional justa e com foco na diversidade, investindo em práticas de desenvolvimento humano pautadas no aprendizado. Um ambiente saudável e seguro faz muita diferença

8) Anuncie as suas vagas de forma assertiva

Para atrair os candidatos certos, anuncie vagas de forma assertiva. Quais são os meios mais utilizadas pelo perfil de candidato desejado? O que deve ser divulgado para este candidato? Quais os melhores recursos de candidatura? Há muitos meios para anunciar vagas, desde plataforma externas a cadastros de Trabalhe Conosco em seu site, envolvendo ou não terceirizados ou mesmo redes sociais. A escolha do meio é definida pelo público que se deseja atingir.

9) Esteja atento às tendências de Recrutamento e Seleção

Todos os anos, novas tendências de Recrutamento e Seleção surgem e levam as empresas ao aperfeiçoamento de seus processos seletivos. É importante que o gestor e o profissional especialista neste segmento se mantenham atualizados. Nos últimos anos, o que esteve em alta é o uso de tecnologia, com processo que ocorrerem em diferentes meios digitais e as metodologias mais humanizadas.

10) Promova a boa experiência

Uma forma de atrair melhores candidatos é oferecer, muito antes do primeiro contato, uma experiência positiva, que fique na memória e no seu imaginário, a aguce o seu desejo de se candidatar. A boa experiência deve ser garantida antes do processo seletivo, e deve ser estendida por todo o processo e por toda a estadia do profissional após a contratação. Vivemos em uma era em que a experiência positiva um diferencial de mercado.

11) Cultura e Filosofia da Empresa

A atração do candidato está totalmente ligado à Cultura e ao sentimentos dos funcionários que vivenciam o dia a dia da empresa. Se os funcionários vibram positivamente, eles irão falar bem da organização e, consequentemente, você irá atrair os candidatos que vivam nesta mesma frequência e os próprios funcionários indicarão a empresa para isto. Porém, se nem os atuais funcionários gostam do ambiente, não existirá candidato que se atraia para trabalhar na empresa, somente se for por necessidade.

Além disso, recomendamos a leitura do artigo A Lei da Atração nos processos seletivos. Neste artigo fica claro a importância da postura mental e energética dos selecionadores e gestores das vagas em uma seleção.

 

Veja também: 5 Dicas para Criar uma Divulgação de Vaga Atraente e Assertiva

Gostou das dicas sobre como atrair os melhores candidatos? Deixe um comentário e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!