Ao se deparar com um anúncio de vaga, a mente do candidato se enche de esperança e novas perspectivas. A maioria dos profissionais já se imagina trabalhando na empresa e passa a raciocinar como irá fazer para se candidatar. No caso dos candidatos desempregados ou que almejam um cargo específico ou desejam trabalhar em uma empresa específica, ao se depararem com uma descrição dinâmica da vaga, o processo de percepção do anúncio de vaga é ainda mais intenso.

Mas o anúncio de vaga é ainda um desafio para muitas empresa. Muitas vezes, mesmo com ótimos rendimentos e perspectivas de desenvolvimento de carreira, o nível de atração e retorno ainda é baixo e também os profissionais mais qualificados não se candidatam. É neste momento que é ideal rever todo o processo de desenvolvimento da descrição de vaga e da forma como ela vem sendo anunciada.

É importante rever os critérios, a estrutura e descrição de cargos, conhecer a linguagem padrão utilizada e os recursos de divulgação. Veja a seguir algumas dicas importantes e alguns pontos a considerar na hora de criar os anúncios de vaga!

A importância de um anúncio de vaga assertivo

Muitas vezes, o anúncio de vaga é o primeiro contato do candidato com a empresa. Desta forma, esta experiência não pode ser negligenciada. A forma como o candidato recebe as informações de novas oportunidades de trabalho e o meio em que ela se encontra diz muito sobre a empresa.

Um anúncio de vaga é uma forma de contatar futuros candidatos e motivá-los a fazer parte da equipe do seu negócio. Mas também deve motivar os candidatos certos. É ainda uma forma da empresa promover-se enquanto marca empregadora.

anúncio de vaga

Desta forma, além das necessidades de contratação da empresa, o anúncio de vaga deve oferecer uma boa experiência inicial aos candidatos, falar sobre o negócio e ajudar a tornar a empresa uma referência. Deve passar credibilidade e transparência. É óbvio que transmitir as informações certas sobre as suas necessidades de contratação é importante, mas não é o seu único propósito.

É importante que os profissionais de Recrutamento e Seleção sejam capazes de desenvolver um anúncio informativo e, ao mesmo tempo, atraente, capaz de instigar os melhores talentos a se empenharem na sua candidatura. Um anúncio de vaga assertivo reduz o tempo do processo seletivo, ajuda a captar e contratar os profissionais mais adequados, a reduzir custos no processo seletivo e de turnover e a gerar uma experiência positiva para a equipe de recrutadores e candidatos.

Promoção da marca empregadora

O anúncio de vagas é um verdadeiro cartão de visitas da empresa para um público específicos: o de candidatos em potencial. É também uma forma de expandir a presença da marca entre os seus públicos. O chamado employer branding, que já falamos aqui no Blog Empregare, é um conceito que foca na propagação da marca ou empresa, não através de seus produtos e serviços, mas como contratante, como um ambiente saudável e desejável para seus funcionários e futuros colaboradores. Por isso, o anúncio de vaga deve ser criado considerando a divulgação da empresa da marca que emprega e que é uma referência no mercado.

A marca empregadora é também um conceito que deve ser desenvolvido continuamente, alinhado com uma cultura organizacional humanizada, um ambiente de trabalho satisfatório, com um público interno satisfeito, com reconhecidas campanhas de promoção da saúde e bem-estar do trabalhador, de uma empresa que possui plano de carreira e ótimas condições de remuneração, entre outros aspectos.

Criando o anúncio de vaga

Se a atração de profissionais mais qualificados não vem ocorrendo nos processos seletivos da sua empresa, é hora de rever a informação que coloca na divulgação de suas vagas. Um anúncio de vaga precisa seguir alguns parâmetros:

  • Conhecer a descrição do cargo é essencial para o desenvolvimento do anúncio de vaga. Ele é o ponto de partida e possui os requisitos profissionais e funcionais do novo candidato.
  • Deve ter uma descrição bem clara e direta sobre a vaga em si, sobre os seus requisitos, as funções a serem desempenhadas na rotina diária, as responsabilidades que o profissional irá assumir, salários e benefícios, carga horária no período (dia, semana, etc.), a localização, o tipo de contato para se candidatar e outras informações que seja relevantes.
  • O título deve informar o cargo especificamente. Em seguida, faça uma pequena apresentação sobre a empresa e sobre o cargo. Depois, fale sobre as exigências e requisitos, de forma direta e positiva. A oferta vem em seguida. Os contatos e procedimentos de candidatura podem vir na sequência. Uma chamada convidativa pode finalizar o anúncio. Este roteiro é sugestivo: cada empresa deve considerar o seu próprio padrão comunicativo.
  • Deve haver uma ordem no texto do seu anúncio de vaga. Uma forma de facilitar a ordenação das informações e facilitar a leitura do texto é criar tópicos, como Vaga, Descrição da Vaga, Requisitos, Remuneração e Benefícios, Contato, etc.
  • É importante dar informações sobre a empresa, seu segmento, seus clientes. Com isso, o candidato pode visualizar-se trabalhando na organização. O anúncio de vaga também tem o propósito de criar na mente do candidato uma imagem ideal, que o motive a se candidatar.
  • Utilize a linguagem praticada pela empresa. O texto deve ser claro e conciso, com uma abordagem que encante o candidato, mas que seja também útil e informativa. Alinhe o modo de descrever o anúncio e se comunicar com o candidato com a comunicação institucional da empresa. A padronização comunicativa faz gerar nas pessoas um senso de integridade e personaliza a marca.
  • Opte pela língua padrão e respeite as regras gramaticais e ortográficas, mesmo que a sua abordagem no anúncio de vagas seja mais despojada. Respeite ainda o Novo Acordo de Língua Portuguesa. Revise o anúncio quantas vezes precisar. Revise ainda se as informações condizem com o esperado.
  • Outro detalhe muito importante é se perguntar quem irá ler o anúncio de vaga. Quem é o candidato ideal para este cargo? Qual a sua faixa etária? Onde mora? Consome os produtos ou serviços da marca? Diferentes gerações de profissionais se comunicam de forma distinta. Considere os aspectos do candidato na hora de escrever o texto. Faça um mapa de perfil do público-alvo, pois isso atrairá os melhores talentos.
  • Destacar exigências e trechos relevantes pode ser uma boa estratégia de chamar a atenção do candidato ideal para o seu anúncio de vaga. Veja quais as informações devem se sobressair do restante do texto.
  • Imagens, vídeos e outros recursos imagéticos podem ser utilizados como meio de divulgar as vagas da sua empresa. É uma forte tendência. Além disso, mesmo que o seu anúncio de vaga seja padrão e apenas escrito, é importante personalizá-lo com o logotipo da empresa.

Meios de divulgação do anúncio de vaga

Além da mensagem, o meio escolhido para propagá-la é uma condição de sucesso do processo seletivo. O meio e os recursos utilizados dependem muito do perfil da empresa e da forma de acesso do público-alvo. A escolha do meio depende ainda do orçamento disponível para esta etapa. O meio de divulgação também deve ser alinhado com as práticas da empresa para outras vagas.

anúncio de vaga

As publicações impressas, como os classificados de jornais, cada vez menos são utilizadas nos anúncios de vagas. São os meios digitais que agora ajudam a divulgá-los. As plataformas pagas de candidaturas on-line são um exemplo de recurso muito comum entre os candidatos e empresas. Sites de agências e consultorias também ajudam a promover vagas, quando o processo é terceirizado ou misto.

Mas o site oficial da empresa ainda tem um peso muito forte na atração de candidatos. É outro exemplo em que o anúncio pode ser disposto e propagado, fornecendo ainda um meio próprio de candidatura e cadastro para banco de dados, como o Trabalhe Conosco. O site da empresa possui ainda informações gerais sobre o negócio e apresenta a corporação ao público.

As redes sociais são o foco de muitas empresas na hora de divulgar as suas vagas. A maior parte da sua vida útil as pessoas passam conectadas a estas comunidades digitais. É importante criar postagens ou anúncios patrocinados para ampliar o alcance do seu anúncio.

Além disso, no caso dos anúncios patrocinados, há como gerar foco para uma determinada localidade, faixa etária, gênero ou profissão do usuário de determinada rede social. Há ainda redes sociais específicas da vida profissional, como o LinkedIn, por exemplo, e de outras plataformas similares, que são muito efetivas na divulgação de vagas e candidaturas.

Veja também: Processo Seletivo – Conheça 8 tendências que estão em alta

Gostou das dicas sobre como criar um anúncio de vaga assertivo? Deixe um comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais!