O recrutamento e seleção a distância é uma prática cada vez mais utilizada por empresas que querem destaque no mercado. Com o avanço da internet e das novas tecnologias, novas formas de recrutar talentos se tornaram mais comuns, inclusive esta. É possível selecionar e ter os primeiros contatos formais com o candidato sem que haja um encontro presencial, muitas vezes desnecessário e sem garantias. Além disso, o recrutamento e seleção a distância oferece vantagens que outros formatos não possuem, como veremos a seguir.

Inovação no Recrutamento e Seleção

É fato que atualmente a tecnologia é um diferencial de mercado essencial, assim como a contratação dos melhores talentos profissionais. No segmento de RH, isso não é diferente. Sai na frente a empresa que investe em inovação e ferramentas com tecnologia aplicada ao propósito de integrar processos. É o caso do recrutamento e seleção.

Entre as apostas mais interessantes oferecidas pelo avanço tecnológico está o recrutamento e seleção a distância. A proposta tem muitos benefícios. Entre eles, buscar profissionais alocados em outras regiões e ter um alcance maior na divulgação de vagas e da própria marca.

Estabelecer uma leitura prévia sobre os candidatos antes mesmo da entrevista presencial e contratação é outro benefício. O recrutamento a distância evita também erros comuns nos contatos iniciais do processo seletivo – como não aplicar testes de triagem, não dar feedback adequado ao candidato desde o primeiro momento, escolher candidatos cujos currículos aparentemente têm a ver com o perfil, mas na prática o perfil não se qualifica, entre outros . Inovar é a palavra de ordem em um mundo que não para de crescer. E os Recursos Humanos também possuem esta necessidade de inovação.

Escolha uma ferramenta de recrutamento e seleção a distância

Há muitas ofertas de ferramentas de recrutamento e seleção no mercado. Contudo, nem todas integram funções que as empresas priorizam no processo seletivo. Muitas ainda não oferecem recursos on-line para a seleção a distância. O melhor recurso de recrutamento e seleção a distância é aquele que:

  • Pode se adaptar ao perfil da equipe de recrutadores (seus usuários).
  • Seja personalizável e ajude a promover a empresa por meio deste processo.
  • Tenha recursos integrados on-line, em uma plataforma dinâmica e que compreenda todas as etapas do processo seletivo.
  • Esteja de acordo com o tipo de comunicação corporativa adotada pela empresa.
  • Utilize rotinas inteligentes de gerenciamento do processo seletivo, aplicando os recursos mais inovadores em TI – Tecnologia da Informação para a classificação de candidatos para a vaga anunciada.
  • Seja abrangente on-line, alcançando um público variado, mas específico para cada vaga.
  • Tenha recursos de divulgação de vagas, cadastro de currículos e pesquisa de talentos.
  • Permita implementar on-line testes, questionários e entrevistas por vídeo apresentação.
  • Ofereça recursos de mensuração de todas as fases do processo seletivo.

Selecionamos 5 vantagens que a sua empresa tem a ganhar com o recrutamento e seleção a distância. Mostraremos a seguir como é possível usar a tecnologia com maior proveito na diferenciação do processo seletivo.

1) Divulgação eficiente de vagas on-line

Foi-se o tempo em que as empresas utilizavam mídias impressas (como jornais, revistas, etc.) para a divulgação de vagas com espaço bem reduzido para a publicação. Também é cada vez menos usual os candidatos enviarem currículos impressos às portarias das empresas, caracterizando um processo ineficiente, demorado e onerosos para todas as partes envolvidas. Muitas vezez os candidatos ideais não eram alcançados com este modo tradicional e muitos erros na hora da seleção ocorriam inevitavelmente.

Com a popularização da internet e de novos meios de comunicação, as empresas alcançaram um maior número de profissionais para as suas vagas anunciadas e mais qualidade e assertividade de seleção, tudo com menor custo. Processos mais focados e específicos podem ser efetivados com simplicidade.

As plataformas on-line de recrutamento e seleção a distância não são uma novidade. Mas este segmento tem evoluído consideravelmente, permitindo às empresas e recrutadores uma maior personalização do processo e a possibilidade de divulgar vagas em diferentes canais e mídias digitais. É o caso dos sites de emprego e das redes sociais (principalmente as com foco corporativo). A utilização do software de recrutamento e seleção permite uma integração com sites de emprego e algumas redes sociais corporativa, o que amplia a divulgação da vaga. Além disso, existe a página de carreira desenvolvida por estes softwares, como por exemplo – o do “Trabalhe Conosco” do site corporativo, que pode ser um recurso importante no modelo employer branding, ou seja, de fortalecimento da marca ou tradicional, bem como um instrumento de captação de cadastros e acompanhamento de processos seletivos.

Um exemplo disso é a Inteligência Artificial aplicada à busca de candidatos para as vagas anunciadas e vice-versa. Abordagens tecnológicas assertivas e inteligentes, como o learning machine, permitem que os sistemas cruzem dados com maior aproveitamento para o processo seletivo.

As pessoas permanecem conectadas à internet 1/3 de seu tempo útil, executando uma série de atividades, inclusive se candidatando às vagas disponibilizadas. E as empresas não podem desconsiderar o comportamento do usuário de internet na hora de planejar os seus anúncios às vagas. O recrutamento e seleção a distância atualmente se caracteriza pelo uso de diferentes mídias digitais integradas e pela inteligência digital.

2) Utilização de diferentes mídias digitais e métodos de seleção

O retorno e a interação com os candidatos ganharam também consideráveis ferramentas, como os testes e questionários on-line, entrevistas através de vídeo apresentação, entre outros dispositivos. Estes recursos valorizam ainda mais o processo de recrutamento e seleção a distância. O recrutador pode explorar diferentes dinâmicas, recursos e linguagem para públicos diferentes. Isso permite diversificar assim a sua seleção. Garante também uma nova perspectiva a todo o processo seletivo.

3) Redução de custos para a empresa

A redução de custos é um ponto muito importante que devemos destacar. Por exemplo, por parte do candidato, pois não é necessária a impressão do currículo, envelopes e a entrega física nas empresas. O profissional não gasta mais tempo ao se deslocar entre uma candidatura e outra.

Para as empresas, o recrutamento e seleção a distância oferece pelo menos 80% de redução de custos em todas as etapas do processo seletivo – como, por exemplo, há economia em divulgação da vaga, uma vez que existe uma vasta integração e amplitude de divulgação, economia do tempo operacional dos recrutadores, sobrando mais tempo no exercício de outras atividades, uma assertividade maior e chamando as pessoas mais adequadas ao cargo para entrevista. Além disso, o candidato também se beneficia economizando recursos financeiros e de tempo. Tudo isto é possível com uso das tecnologias adequadas. Isso garante um melhor custo-benefício e integração em todo o processo. 

4) Atendimento mais humanizado e dinâmico

O recrutamento e seleção a distância é também uma característica das empresas que realizam gestão de alta performance e que seguem uma abordagem organizacional mais humanizada e inovadora. Desta forma, oferecer aos seus candidatos uma experiência gratificante contribui para um processo seletivo de excelência.

O recrutamento e seleção a distância não impede (e até sugere) a seleção presencial. Mas, um dos benefícios que esta prática traz é a otimização do tempo, redução de custo e padronização do processo. Além disso, permite fazer avaliações prévias – diminuindo a incidência de erros. Estas são apenas algumas vantagens relacionadas à gestão de alta performance e ao recrutamento e seleção a distância com grande aproveitamento.

5) Planejamento assertivo e monitoramento do processo seletivo

O planejamento do processo seletivo é algo muito importante para que ocorram resultados positivos. Quando o recrutador possui mais recursos, tem condições também de criar um planejamento adequado. Ele pode considerar diferentes aspectos da vaga e do perfil almejado do candidato.

Ao optar por utilizar uma plataforma de recrutamento e seleção a distância, haverá mais condições de alcançar resultados ideais em menor tempo, com os menores custos. Estas plataformas on-line e softwares oferecem diferentes funcionalidades para cada etapa da seletiva em um só lugar. Isso facilita ainda na hora de direcionar a equipe de recrutadores da empresa para um trabalho mais dinâmico.

O monitoramento destes resultados pode ocorrer de forma muito mais simplificada, quando há na gestão do processo seletivo e de vagas os indicadores corretamente estabelecidos e a possibilidade de relatórios do processo. Isso permite que os gestores e recrutadores possam tomar decisões melhores no futuro e direcionar com mais flexibilidade os processos seletivos abertos.

Conheça o Software de Recrutamento e Seleção Empregare

Uma destas ferramentas eficientes para o recrutamento e seleção a distância é o Software de Recrutamento e Seleção Empregare. Trata-se de um recurso exclusivo, que permite com que você e a sua empresa atraia, organize, agilize e meça todo o processo seletivo.

Imagine centralizar funções como o anúncio de vagas e o seu acompanhamento, a pesquisa de candidatos em banco de dados, a captação de currículos, efetivação de testes e questionários, entrevista por vídeo apresentação e outras etapas da seleção. Agora é isto é possível com uma ferramenta integrada e segura, na medida das suas necessidades.

Acesse este link e saiba mais sobre as facilidades do software de Recrutamento e Seleção Empregare. Não deixe de entrar em contato a agendar uma demonstração!

Veja também: Entenda como funciona um software de recrutamento e seleção

Gostou da matéria sobre as vantagens do recrutamento e seleção a distância? Deixe um comentário logo abaixo. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!