Muitas vezes as empresas deixam de contratar os melhores talentos. Possuem os melhores recursos de recrutamento e seleção, mas não conseguem captar os melhores profissionais do mercado. Em contrapartida, muitas vezes os candidatos que se cadastram estão aquém do perfil desejado. A resposta está justamente na forma como é criado o anúncio de vaga.

Mas afinal, o que você pensa na hora em que cria o seu anúncio de vaga? Quais os critérios que utiliza? Só dizer do que se trata a vaga nem sempre consegue convencer os bons profissionais a se candidatarem. Um anuncio de vaga exige estratégia para que seja atraente e assertivo. Vejamos alguns pontos de relevância na hora de criar os anúncios da sua empresa e captar os profissionais mais capacitados e alinhados com o perfil desejado!

A importância de um anúncio de vaga assertivo

Um anúncio de vaga não deve focar apenas nas necessidades de contratação existentes em sua empresa. É claro que estas necessidades devem ser um ponto de partida. Afinal, você está selecionando e recrutando para atender às demandas do negócio. Mas usar isso como um objetivo único é um erro na hora de desenvolver o seu anúncio, tornando-o incompleto.

As empresas geralmente colocam em seus anúncios os requisitos da vaga, detalhes sobre o horário de trabalho e a remuneração e outros dados comuns sobre a função. Deixar claro os aspectos da vaga é essencial. Mas é importante ressaltar que a empresa deve criar uma experiência positiva junto ao público desde o início.

Experiência positiva e diálogo com o candidato

É preciso se colocar no lugar do candidato e entender como ele percebe a vaga. É preciso ainda transmitir uma mensagem positiva e atraente, que impacte justamente aqueles candidatos mais alinhados com as suas expectativas.

Veja que além de ter uma importância para a descrição do cargo e suas funções, um anúncio de vaga possui uma relevância maior: a de levar a marca adiante e de se relacionar com o público. Um anúncio de vaga é também um cartão de visitas da empresa e deve ser coerente aos valores e visão que a instituição possui.

Aspectos gerais de um anúncio de vaga assertivo

Alguns aspectos são determinantes na hora de desenvolver um anúncio de vaga para que se tenha sucesso no processo seletivo:

Descrição funcional

O primeiro critério a ser considerado é o aspecto descritivo, ou seja, as informações sobre cargo, função, salário, carga horária, localização, etc. Deste caso, é importante ser claro e direto, para que o leitor não fique confuso na hora de visualizar esta oportunidade.

Linguagem adequada

O segundo aspecto é a linguagem. Um anúncio de vaga implica em um texto, que poderia ser escrito de infinitas formas, mas que deve privilegiar uma abordagem positiva, acolhedora e atraente. É importante utilizar ainda uma linguagem que tenha a ver com a comunicação institucional da empresa. Certas empresas preferem uma abordagem mais formal; outras adotam uma linguagem mais informal.

Não apenas a abordagem adotada pela empresa conta. Os aspectos do público-alvo é algo a se considerar. Por exemplo, o público jovem se comunica de uma forma diferente do público composto por profissionais mais experientes. É importante para o recrutador que irá compor o anúncio de vaga fazer um perfil do público-alvo em questão para usar os recursos linguísticos mais assertivos.

Ainda sobre a linguagem, é importante ter como referência as seguintes características para o seu anúncio de vaga: coerência das informações, coesão com a proposta da empresa, clareza textual, ser específico (considerando o perfil desejado), além de atraente, de modo a criar interesse no candidato certo. É importante que o anúncio de vaga seja agradável à leitura e traga informações relevantes.

Employer branding

Como já dissemos, o anúncio de vaga tem uma relevância para a expansão da marca. Desta forma, é importante que o anúncio considere o Employer Branding, ou seja, evidencie a reputação da sua empresa como empregadora, como um bom lugar para trabalhar. É importante falar sobre a empresa e sua proposta, ser convidativo e seguir um padrão de comunicação em seus anúncios.

Anúncio de vagas e redes sociais

Ainda sobre os aspectos gerais de um anúncio de vaga de sucesso, é preciso mencionar a importância das redes sociais no processo seletivo. Cerca de 1/3 de seu tempo útil, as pessoas passam conectadas às redes sociais. As redes sociais são grandes comunidades de indivíduos em esfera digital, mas que se comunicam e agem em grupo, como uma verdadeira comunidade de pessoas.

anúncio de vaga

Desta forma, é importante reconhecer que neste meio, em que as pessoas passam muito tempo e realizam todo o tipo de atividades – interagindo e compartilhando informações – há uma linguagem própria, um padrão comunicativo que é preciso conhecer para poder engajar e interagir com este público.

Comunidades digitais

Os especialistas em Marketing já sabem que nos meios digitais a linguagem deve ser proximal e a marca deve fazer parte desta comunidade para se aproximar das pessoas. No segmento de Recrutamento e Seleção não é diferente. Para captar talentos e divulgar anúncios de vagas nas redes sociais, é preciso criar estratégias específicas para estes meios. É preciso ainda que a empresa seja parte da comunidade digital, personificando-se.

E mesmo o contato formal, como é o caso da contratação profissional, é possível ser adaptado nesta esfera, considerando ainda as características descritivas, comerciais, funcionais e comunicativas que um anúncio de vaga deve ter, como falamos acima.

Além disso, atualmente há recursos específicos para a atuação de recrutamento e seleção nas redes sociais e até mesmo há uma plataforma social dedicada ao diálogo e interação entre os profissionais e empresas. É o caso do LinkedIn, por exemplo, e de outras plataformas similares.

Como criar um anúncio de vaga

Considerando as características acima, podemos indicar 5 maneiras de criar um anúncio de vaga atraente e assertivo:

1) Desejo de fazer parte da empresa 

No seu anúncio de vaga, a linguagem deve ser direta e com detalhes na descrição das funções; deve atender ao público certo; deve levar a assinatura da marca da empresa. Mas é importante criar o desejo no candidato certo e fazê-lo visualizar-se atuando na empresa. Para isso, é importante que o recrutador tenha em mente criar um anúncio de vaga com foco na solução e não nos obstáculos que o candidato precisa transpor para fazer parte da equipe. É importante criar uma experiência positiva. Uma dica é sempre se colocar no lugar do candidato e entender como pessoas com este perfil irá se sentir e compreender a vaga ao ler o anúncio.

Além disso, é sabido no meio da neurociência que o cérebro trabalha por imagem e, sendo assim, é importante que a sua descrição leve elementos suficiente para que o candidato, ao olhar a sua descrição, opte e decida por se inscrever neste processo.

Por isto, atualmente algumas empresas, além de divulgar a vaga de modo bem detalhado das atividades, como também com informações da empresa, divulga um vídeo apresentando a cultura organizacional, para que desperte no candidato o desejo de fazer parte.

2) Apresente a empresa 

Mais que exigências às pessoas que ainda sequer se candidataram às vagas anunciadas, é importante apresentar a empresa, evidenciando a sua cultura e aspectos gerais das pessoas que já trabalham lá. Isso impacta justamente no desejo de fazer parte, como falamos no item anterior. Relacione a vaga à empresa, despertando o interesse do candidato.

3) Evidencie os requisitos com cuidado 

Seja sucinto nas especificações e exigências, e cobre os requisitos com atenção na hora de desenvolver o texto do anúncio de vagas. Este requisitos e critérios devem ter destaque, mas não podem ser um impedimento. É importante ser claro, para que apenas o candidato certo se identifique.

4) Evidencie os pontos mais importantes 

É importante destacar os trechos que são sempre mais visados numa leitura de anúncio. O que você quer destacar neste anúncio de vaga? Os requisitos ou também os benefícios e salários? Todo candidato busca no anúncio os tópicos de maior relevância. Quando estes estão em destaque, a empresa consegue atingir os candidatos mais adequados. Além disso, criar tópicos ou ressaltar partes do texto ajudam com que a leitura seja mais agradável ao leitor.

5) Crie uma estratégia de linguagem

Já falamos anteriormente que as estratégias de linguagem são essenciais na hora de desenvolver um anúncio de vaga. Um anúncio deve ser: útil, claro, atraente, levar os valores e a assinatura da empresa, ter detalhes descritivos sobre a função e ser sucinto, considerando ainda o público-alvo e as demandas corporativas.

Veja também: Recrutamento e Seleção a distância – 5 vantagens para a sua empresa

Gostou das dicas sobre como criar um anúncio de vaga assertivo? Deixe um comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais!