O crescimento da tecnologia fez com que existissem diversos recursos similares para a área de recrutamento e seleção, os dois principais e foco desta matéria é o software de recrutamento e seleção e as páginas de vagas, que são semelhantes, mas diferente no seu objetivo final quando falarmos de recrutamento e seleção.

Com o uso das ferramentas certas é possível você avaliar o conhecimento técnico do candidato, experiências anteriores, a desenvoltura dele como também uma prévia comportamental.

Dentre tantos recursos, dois são frequentemente confundidos: os portais de vagas e o software de recrutamento e seleção. Eles são ferramentas distintas em seus objetivos, mas complementares entre si. Entenda quais são as principais diferenças:

O que faz um software de recrutamento e seleção?

Um software de recrutamento e seleção ajuda você a organizar e trabalhar de ponta a ponta as etapas do processo. Esta ferramenta, dependendo da forma que for contratada ajudará você a:

Divulgar melhor a marca empregadora da empresa

Consiste em você ter um portal dentro do site da sua empresa para divulgar estrategicamente informações reais sobre a cultura da empresa, valores, benefícios, projetos, estratégia, visão e depoimentos de funcionários.

O cérebro humano funciona por imagens, sendo assim, para que uma pessoa decida fazer parte da sua empresa, ela precisa de elementos suficientes para formar a imagem dela dentro de sua empresa e decida participar.

Você pode saber mais sobre isso através de nosso e-book “como divulgar uma vaga atraente e com resultado.

Além dessa possibilidade, caso deseje algo mais simples você pode ter um mural de vagas e inscrições para que as pessoas que queiram fazer parte da sua empresa cadastrem digitalmente o seu currículo e inscrevam-se nas vagas.

Atração

A atração é uma das principais funções de todo processo de recrutamento e seleção. Uma atração bem feita trará para você qualidade e não necessariamente quantidade, com isto, todo o processo seletivo será mais eficiente.

O grande segredo da atração é trabalhar de forma eficaz a descrição e as informações que vão na vaga, com o uso do software de recrutamento e seleção existe a possibilidade de integrações que fazem com que a sua vaga seja divulgada para portais específicos que amplia a divulgação dela, informando aos candidatos que a empresa está contratando e direciona para o público mais adequado, havendo mais chances de obter currículos mais qualificados.

Triagem

A triagem corresponde em você “garimpar” os melhores candidatos dentro do perfil desejado para a sua empresa. Fazer isto por e-mail ou sem um software de recrutamento e seleção consome tempo demais e pode não ser muito efetivo.

Um software de recrutamento e seleção por sua vez já traz em ordem de adequação à vaga os candidatos mais preparados para a posição e, caso você queira refinar esta triagem, você pode fazer o uso de filtros que em segundos já mostra os mais aderentes.

Seleção

A seleção é a etapa onde você procura avaliar mais os candidatos que atenderam os requisitos iniciais. Nela geralmente colocam eles em testes para validar se realmente possuem os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para assumir a função.

A tecnologia de recrutamento e seleção permite você avaliar online e manter um registro dos resultados de testes técnicos, validar algumas habilidades e, inclusive comportamentais.

Apresentação ao Gestor

Uma etapa fundamental é o Recursos Humanos apresentar para o seu cliente interno os melhores candidatos, isto feito sem um software requer a impressão de diversos currículos, relatórios e, posteriormente a organização manual destas informações para manter um histórico e registro.

Já a tecnologia certa para processos de recrutamento e seleção permite que você faça isto através do software, mantendo inclusive o registro e parecer do gestor da vaga em relação a cada candidato.

Contratação

É a etapa de efetivação da melhor pessoa que foi avaliada em todos os processos anteriormente.

Porém, o processo de recrutamento e seleção não para por aqui, tem algo fundamental que muitos desejam fazer, mas não fazem pelo tempo que leva e que tudo fica mais simples com a automatização oferecida pelo software.

Feedback do Processo Seletivo e Comunicação com o Candidato

Essa é uma etapa fundamental que muitos não fazem pelo tempo que leva, mesmo querendo e entendendo a importância de dar um retorno para cada pessoa, seja a que enviou um currículo como a que participou ativamente do processo.

O uso correto de um software de recrutamento e seleção permite você se comunicar com o candidato como também enviar mensagem em massa por e-mail ou SMS de não aprovação no processo seletivo, agendamento de entrevista entre outras mensagens que são pertinentes e necessárias.

E os portais de vagas, o que são eles e porque utilizar?

Estes portais simplesmente trabalham na parte de atração e captação de currículos do qual, caso você não tenha um software, são todos direcionados para o seu e-mail.

Qual a vantagem de utilizar eles?

Alto Alcance

Atingem um número significativo de pessoas. Isso diminui os esforços para conseguir mais currículos e aumenta as chances de a empresa chegar ao candidato certo, que é o mais importante.

Baixo custo

A maioria disponibiliza a possibilidade de divulgação gratuita da divulgação da vaga e direcionam os interessados para o seu e-mail.

A desvantagem é que você não tem um gerenciamento de todo o processo de recrutamento e seleção, por isto a importância de compor e unir a força das duas tecnologias.

Como mencionado anteriormente, estas tecnologias não são concorrentes, mas complementares. Elas podem se unir para atingir resultados ainda melhores dentro do objetivo de cada um.

Os softwares de recrutamento podem ser integrados aos portais de vagas, de modo a publicar automaticamente as vagas de sua empresa para diversos canais e, direcionando os candidatos para o seu software para que você trabalhe o gerenciamento de todo o processo.

Isso maximiza o resultado do seu trabalho e otimiza o processo seletivo, favorecendo um modelo de contratação mais estratégico.

Agindo de forma integrada você consegue ter mais informação para compreender em qual local você encontra os melhores candidatos para cada vaga que você tem através dos relatórios existentes.

Embora pareçam semelhantes pelo fato de ambos divulgarem vagas e receberem currículos, mostramos que o objetivo de cada um são diferentes, mas complementares entre si. Sendo assim, vale a pena usar software de recrutamento e seleção que possibilite a você essa união de forças.