Certamente a entrevista é uma das etapas mais importantes do processo seletivo, é também uma das etapas mais decisivas. Portanto, um entrevistador habilidoso e que sabe conduzir uma boa entrevista pode obter grandes resultados para a empresa. Dessa forma, separamos 9 dicas para entrevista de candidatos que você não pode perder. Confira a seguir.

Afinal,  o que é uma entrevista de emprego?

recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção é um sistema encarregado de trazer novos talentos para a empresa, e para que seja bem sucedido, os recrutadores devem levar em consideração as competências técnicas e comportamentais dos candidatos, além de seu interesse em fazer parte daquela organização.

E tudo isso é possível avaliar através de uma entrevista de emprego eficiente.

O objetivo principal de uma entrevista de emprego em um processo seletivo é identificar as principais características e competências dos candidatos, tudo isso de forma prática.

Com essa entrevista o recrutador tem a chance de descobrir se aquele profissional irá se sair bem naquele cargo, quais são suas reais intenções em entrar para o time da empresa e se ele realmente irá trazer os resultados que a empresa espera. Por isso, é uma das etapas mais importantes do processo seletivo.

Tendo isso em mente, confira a seguir como funciona um bom roteiro de entrevista.

Roteiro de entrevista de candidatos

Criar um bom roteiro de entrevista é essencial para não deixar nada para trás e abordar todos os assuntos necessários para ocupar a vaga de maneira apropriada. Portanto, com um roteiro, o recrutador irá fazer as perguntas certas para o candidato, tendo a certeza que contratará o profissional mais adequado para o cargo.

Além disso, um roteiro eficiente é capaz de extrair do candidato as informações mais valiosas. É possível conhecer as experiências profissionais e pessoais do candidato.

E para criar um roteiro de entrevista eficaz é preciso utilizar técnicas que um recrutador habilidoso tira de letra. Essas técnicas envolvem:

  • Não fazer perguntas comprometedoras;
  • Fazer perguntas objetivas e gerais, concentrar no passado e nas expectativas que o candidato tem para seu futuro;
  • Encorajar o candidato a falar;
  • Manter sempre o contato visual;
  • Estabelecer empatia e interesse para deixar o candidato mais tranquilo; entre outras.

Ao criar um bom roteiro o entrevistador saberá exatamente o que precisa ser avaliado e não correrá o risco de se esquecer nenhuma questão importante.

No momento em que o recrutador está criando um roteiro de entrevista, ele deve levar em conta os seguintes aspectos:

  • Conhecer o que a empresa busca, qual é o objetivo da empresa;
  • Saber e criar a descrição do cargo;
  • Estipular quanto tempo em média gastará com cada candidato e estruturar todas as questões, resolvendo dúvidas;
  • Elaborar perguntas descritivas e abertas, encorajando o candidato a falar de forma clara e objetiva, evitando que a entrevista se torne monótona, e evitando também respostas curtas por parte do candidato.

Primeiramente, para um bom roteiro, o recrutador deve se basear em, pelo menos, seis etapas. Confira as etapas a seguir:

1 – Apresentação

Nesta etapa da entrevista o recrutador irá se apresentar, também apresentará a empresa, o cargo e as expectativas. Dessa forma deixará o candidato à vontade para falar também quando questionado.

2 – Questionamento apurado

Para se ter as respostas esperadas é preciso ter um questionamento correto. Nesta etapa é preciso descobrir se o candidato realmente se encaixa no perfil e nas exigências do cargo.

3 – Incentive o candidato a falar e dê espaço para questionar

Os questionamentos do candidato pode dizer muito sobre ele, portanto dê o devido espaço para que ele possa falar sobre suas experiências e sobre o seu histórico, também acolha suas perguntas e as responda de maneira clara e objetiva.

4 – Experiência passadas e histórico profissional

No currículo o recrutador terá as informações sobre o histórico profissional do candidato, porém não terá informações de motivo de saída, experiência subjetiva do cargo.

Portanto, ao elaborar um roteiro, inclua perguntas que envolvem o histórico profissional do candidato de maneira que ele possa falar abertamente. Neste momento observe seu comportamento ao falar de empresas que trabalhou anteriormente.

5 – Pontos positivos e negativos

Ao questionar as características positivas e negativas do candidato você consegue enxergar a capacidade que o candidato tem de falar sobre si e também a visão que tem sobre suas características.

Além disso, entenda como ele faz para melhorar os pontos negativos.

6 – Finalização e descrição do cargo

Tudo aquilo que o entrevistado não questionou no decorrer da entrevista pode ser questionado ao final, portanto, tenha em mente todos os detalhes da vaga e também a descrição do cargo.

9 dicas para uma entrevista de candidatos eficaz

Agora que você já sabe exatamente o que é uma boa entrevista e como um roteiro deve ser, confira a seguir 9 dicas para entrevista de candidatos indispensáveis para você, recrutador, que quer adquirir bons resultados para a empresa.

dicas para entrevista

1 – Defina as competências necessárias antes da entrevista

Antes de mais nada, defina as característica e as competências necessária para o cargo. Dessa forma você conseguirá estruturar a sua entrevista de maneira mais eficaz.

Tenha em mente todos os requisitos para a vaga, a descrição do cargo, a lista de competências necessárias e as expectativas da empresa quanto ao que o profissional pode oferecer.

Dessa forma ficará mais fácil conduzir uma boa entrevista e escolher o candidato que atenda às expectativas da função.

2 – Planeje todos os momentos da entrevista

Ao planejar uma entrevista, o recrutador saberá o que esperar deste candidato, e também irá verificar se aquele ou aqueles candidatos são ideais para o cargo.

Com um bom planejamento da entrevista o recrutador tem maiores chances de escolher o melhor candidato, e aumentará as chances de encontrar um profissional que se adeque a cultura corporativa, e possibilitará também uma melhora no clima organizacional.

Planeje uma entrevista que encontre um candidato que irá fazer parte do time de colaboradores e trazer resultados positivos para a empresa.

3 – Elabore um roteiro de entrevista objetivo

Como dito acima, a elaboração de um roteiro de entrevista é essencial.

E para elaborar um roteiro de entrevista objetivo, primeiro você precisa ler o currículo do candidato, pois você irá basear algumas perguntas de acordo com o que você tem previamente.

Seja claro e objetivo ao fazer as perguntas, a ideia é deixar o entrevistado à vontade para falar de maneira aberta sobre sua vida profissional e pessoal.

Evite perguntas negativas, comprometedoras ou ambíguas.

E inclua no roteiro perguntas que irão descobrir informações valiosas sobre as competências do candidato.

Veja também: Entrevista com foco em competência

4 – Deixe em casa qualquer tipo de preconceito

Questões inconscientes muitas vezes não podem ser controladas, porém os pré-conceitos podem.

Selecionar um candidato porque você foi “com a cara dele” ou rejeitar um por que você achou que não era bom baseado em seu conhecimento de mundo não é a melhor forma de encontrar um profissional adequado para a função que você deseja.

Portanto, deixe o preconceito em casa e vá com a mente aberta para a entrevista. Você está procurando por um profissional adequado que faça parte da equipe e possa contribuir de forma positiva para a empresa.

Deixando o preconceito de lado você conseguirá o candidato ideal. Basei-se nas expectativas da empresa ao invés de se basear em suas expectativas de um profissional correto.

5 – Demonstre interesse pelo candidato

Criar uma empatia e um interesse pelo candidato pode te ajudar a deixá-lo mais confortável e à vontade para uma entrevista de sucesso. Dessa forma você poderá aproveitar tudo o que aquele profissional tem a passar neste primeiro contato.

Um candidato confortável fala mais abertamente sobre suas experiências e sobre como pode ajudar a empresa.

6 – Observe

A observação é importante em uma entrevista de emprego. Por isso, observe! Além de demonstrar interesse você precisa estar atento à tudo o que aquele profissional pode fazer. E isso vale não só para o que ele fala, mas a maneira como se porta, a sua postura, se é confiante ao falar de suas habilidades, e por ai vai.

Observe com atenção a apresentação pessoal do candidato. Essa é uma regra básica e que não deve ser esquecida ao realizar uma entrevista.

7 – Se comunique de maneira objetiva

A entrevista de emprego já causa um desconforto por parte dos candidatos. Por isso, se comunique de forma clara e objetiva e de acordo com o cargo que será preenchido.

8 – Encoraje o candidato a falar

Um candidato monossilábico ou que não consegue falar sobre si mesmo pode ser desclassificado no primeiro momento. Mas isso também vai da habilidade do recrutador em deixar o candidato à vontade para se expressar.

Por isso encoraje o candidato a falar pelo menos 70% da entrevista.

9 – Anote tudo

A última e uma das mais importantes dicas: anote tudo!

dicas para recrutador

Anote suas impressões iniciais e finais, a postura, a vestimentas, os detalhes mais importantes. Se a entrevista foi conduzida de maneira rápida, se teve algum imprevisto. Todo detalhe é importante na hora de avaliar o perfil e o comportamento do candidato.

Em conclusão, criar uma estratégia de recrutamento e seleção estratégico, com uma entrevista eficiente é essencial para o sucesso da empresa. Afinal, ao escolher um bom candidato a empresa tem a chance de aumentar a produtividade, reduzir o turnover e aumentar a satisfação dos clientes da empresa. Além disso, poderá ter um aumento nos lucros e uma redução de custos a curto e a longo prazo.

Portanto, invista em uma boa entrevista de candidatos.

Gostou das dicas que separamos para você? Deixe um comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Aproveite para seguir a Empregare no Instagram!