Recrutamento e Seleção: Importância da inovação nesse processo

A inovação está por toda parte, especialmente dentro das empresas. O setor de RH não poderia ficar de fora, principalmente no que diz respeito a recrutamento e seleção.

Ela também chegou no processo de recrutamento e seleção a fim de contribuir na agilização dos processos e contratações eficientes. Assim diminui turnovers e até mesmo desligamentos por falta de compatibilidade com a empresa.

Dentre outras inúmeras possibilidades de inovação, hoje serão listadas 2 delas, confira:

Profissionais como Embaixadores ajudam no recrutamento:

Como forma de atração de outros bons profissionais, algumas empresas estão adotando a estratégia de Profissionais como Embaixadores.

Essa estratégia consiste em mostrar a felicidade e satisfação dos profissionais na empresa em que atuam, utilizando-os como embaixadores. Por exemplo: Se sua empresa está contratando um novo estagiário, o estagiário embaixador pode gravar um depoimento contando como é a rotina. Assim despertará o interesse de estagiários com o perfil parecido com o do embaixador.

Algumas startups inovadoras já utilizam a estratégia e compartilham o crescimento dos colaboradores pelas redes sociais. Outras fazem vídeos sobre a valorização da cultura da empresa pelas equipes. Isso aumenta a visibilidade e gera valor para a vaga em aberto.

Essa estratégia funciona como o marketing boca a boca, afinal quando um funcionário fala sobre a empresa consegue transmitir mais segurança e credibilidade, especialmente se esse funcionário não for algum líder, gerente ou supervisor.

Modernos Softwares de Recrutamento e Seleção:

Inúmeras empresas recrutam à moda antiga: acumulam pastas de perfis profissionais, fazem anotações manuais ou pelo Excel das etapas já concluídas e levam muito tempo para concluir a contratação.

Com a tecnologia todo o processo de recrutamento e seleção ficou muito mais simples e facilitado depois da criação de softwares que permitem planejar, executar e mensurar o processo em apenas alguns minutos. Isso fez com que se tornasse muito mais vantajoso utilizar um sistema específico para isso.

Com um software especializado é possível:

  • ter acesso às informações de forma rápida
  • comunicar-se com os candidatos em um só lugar
  • organizar o histórico de cada profissional com eficiência
  • melhorar a assertividade da contratação

Se a sua empresa ainda não possui um Software de Recrutamento e Seleção, conheça o Software da Empregare. Com ele você contrata mais rápido e de uma forma inovadora, simples e otimizada. Agende uma demonstração.