O Sistemam Fibra IEL do Distrito Federal é cliente da EMPREGARE.com desde 09/2017. Com o uso da ferramenta o IEL/DF aumentou em 30% a produtividade do Recrutamento e Seleção, otimizou processos e melhorou sua imagem com os candidatos e as empresas clientes.

Instituto Euvaldo Lodi – IEL é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1969, no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a interação entre instituição de ensino, segmento industrial e demais empresas públicas e privadas.

O IEL/DF é integrante do Sistema Fibra – Federação das Indústrias do Distrito Federal, que desde a sua criação, em 28 de setembro de 1973, tem prestado serviços relevantes, realizado pesquisas, criado e desenvolvido programas para educação e cultural, assim como buscado soluções para os problemas básicos de crescimento do Distrito Federal e através da EMPREGARE.com realizaram até 22/08/2018 mais de 112 contratações..


1. Quais eram os principais problemas e dificuldades que vocês tinham antes da EMPREGARE?

Usávamos uma ferramenta complexa anteriormente, tanto para candidato quanto para empresa existiam diversos campos a serem preenchidos.

Os problemas que tínhamos antes, se relacionavam à gestão da informação no sistema anterior (trabalhoso e ineficiente), perdíamos potenciais cadastros de empresas e candidatos e em virtude de limitações do sistema, recorríamos em processos manuais com tabelas em Excel e penosos relatórios no Word.

Perdíamos tempo, produtividade, clientes e bons candidatos em virtude desses infortúnios. Perdíamos ainda, qualidade no processo, tanto em decorrência das informações desatualizadas, da revisão de prazos, da saturação da equipe com trabalhos manuais excessivos e, por vezes, improdutivo, como também na qualidade de entrega final no cruzamento de informações do candidato.

2. Quanto estes problemas impactavam quantitativamente e qualitativamente no dia a dia de vocês?

Sabemos do dilema que há na quantidade de recursos e inexorável complexidade na operação de um sistema. Contudo, antes fazíamos uso de um sistema cuja maioria dos recursos disponíveis não se enquadrava na nossa realidade, e acaba por tornar a interface para o usuário (candidato) pouco amigável e para nós, algo trabalhoso tanto para cadastro de informações, quando para acompanhamento do processo.

O suporte oferecido também, era praticamente inflexível, mesmo diante de solicitações de melhoria que obviamente eram essenciais para qualquer equipe de seleção. O dispêndio de trabalho e tempo, fora os custos com adequação e treinamento, foram os maiores impactos. Isso, claro, sem contar o prejuízo na perda de potenciais candidatos que desistiam de realizar um cadastro completo. Esse último, porém, não é possível precisar o tamanho do impacto, por não haver métricas de tal natureza.

3. O que a EMPREGARE solucionou e ajudou vocês nestas questões?

Não apenas nessas questões. A interface simples e o suporte constante solucionaram os principais pontos de entrave do processo, no tocante ao sistema de gestão eletrônica. Porém, a EMPREGARE também ofereceu novos recursos como a análise automática de aderência do perfil, possibilidade de customização parcial do acompanhamento do cliente via encaminhamento de candidatos através da disponibilização de acesso por link, sem contar um diferencial incrível do recurso da interação por vídeo com os candidatos. Porém, acho que somos unânimes em considerar que tudo isso só pode ser aproveitado pela flexibilidade no atendimento às demandas e pontuais adequações que o seu suporte sempre nos ofereceu.

4. Quanto quantitativamente e qualitativamente ela melhorou e ajudou o processo de recrutamento e seleção de vocês?

A possibilidade de gerir um maior número de processos de forma simultânea, a apresentação das informações, tanto nos tipos quando no modo pelo qual são apresentadas ao nosso cliente, que é demandante da seleção, além do recurso de vídeo, que tem nos aproximado do real perfil desejado, antes mesmo do contato presencial, são os aspectos qualitativos mais claros quando se fala de melhorias proporcionadas pelo sistema. Acredito que em termos quantitativos, projetamos uma redução do dispêndio operacional na faixa de 20 a 30%, fora o valor agregado gerado para nossos clientes diante da referida interface.

5. Comentário geral sobre o seu sentimento sobre o time da EMPREGARE e o produto.

Um ponto que foi decisivo para fecharmos a parceria é a flexibilidade com que sempre trataste os recursos disponíveis no sistema. Sempre comentamos aqui da abertura que temos com a EMPREGARE, sermos atendido em pequenos ajustes que fazem muita diferença na forma como prestamos o serviço, sejam em relatórios, campos de formulário ou layout.

Mesmo ciente da frenética rotina de uma equipe tão enxuta frente aos desafios dos tempos atuais, tens sempre demonstrado uma disposição impar em nos apoiar, com fé inabalável nas possibilidades tão promissoras que temos para seguir juntos no futuro.

Além disso, com a parceria da EMPREGARE, podemos nos aproximar mais da realidade na área de recrutamento e seleção. Agradecemos pela flexibilidade, abertura e acessibilidade da equipe para sugestões e trocas de experiências. É perceptível o quanto estão comprometidos com o IEL/DF. A ferramenta nos proporciona mais segurança, maior interação com nossos candidatos e com a empresa que é nosso cliente. Acreditamos nesta parceria e que ainda podemos desfrutar de mais e novos desafios!

Por fim, queremos agradecer especialmente pelo apoio e prontidão com relação a todas as dúvidas.

Equipe de trabalho:
William de Freitas Lima
Rafaela Monteiro de Carvalho
Erika Caetano