A Importância de ter um Objetivo e do Trabalho

1 de maio é o Dia do Trabalhador, data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886.

Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial.

Foram os factos históricos que transformaram o 1 de maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.

O que podemos aprender destes fatos históricos é que o 1 de maio está extremamente vinculado à conquista de um objetivo. Quanto movimento, quantos processos existiram para conquistarem este objetivo, a ponto de criar e existir um dia considerado como dia internacional do trabalho.

Como e porque um objetivo é tão importante assim?

Chega uma fase na vida das pessoas que elas se fecham, isolam, porque não tem mais o que fazer. Trabalham anos e anos para depois se aposentarem e quantos destes conhecemos que por não ter mais o que fazer morrem, entram em depressão, praticamente a vida não importa mais. Perderam o sentido de utilidade, o sentido da busca por algo, por um objetivo ao qual manifestariam em ação o trabalho necessário para obter e conquistar aquilo que os alimenta e mantém vivo os processos e a vida.

Além disso, já analisaram que quanto mais parado as pessoas ficam, quanto mais dormem, mais cansadas elas ficam? Também devido a importância do trabalho, pois ele é energia e quanto mais movimento e trabalho colocar em sua vida, maior será a sua energia.

O que seria então das pessoas sem o trabalho? Já pararam para analisar esta questão? Quais são os benefícios do trabalho a nível individual e coletivo.

A nível individual o trabalho proporciona um alto nível de autoconhecimento, uma vez que ao determinar um objetivo, as pessoas começam a trabalhar, se dedicar para isto e, muitas vezes não conseguem ou possuem dificuldades, fazendo com que analisem:

  • Onde eu errei?
  • Quando e onde eu errei?
  • O que faltou para atingir este objetivo?
  • O que pode ser melhorado?
  • Se isto acontecer novamente, como pode ser diferente?
  • Quais conhecimentos e elementos faltaram para que possa aprender e conquistar tais objetivos?

Porém, quando você conquista o seu objetivo, você se plenifica! Toda energia colocada ao longo de um período, todo processo, naquele instante se eterniza, você colhe os frutos e resultados de todo um período de dedicação e de trabalho.

Por isto, o 1 de Maio deve ser comemorado não somente pelo feriado, mas para que as pessoas reflitam suas conquistas, seus objetivos atingidos durante um período. Objetivos pessoais, materiais, abstratos, individuais ou coletivos.

Porém, algo importante a ser analisado é a qualidade dos seus objetivos:

  • Quais tem sido os seus objetivos?
  • Quem tem se beneficiado com eles?
  • Quais tem sido os seus resultados?
  • Quanto de felicidade estes objetivos têm proporcionado para você e para as pessoas próximas?
  • Quanto seus objetivos têm apoiado ou ajudado outras pessoas?

Quanto maior e nobre for os seus objetivos, maior será sua plenitude e, consequentemente sua felicidade.

Parabéns e um feliz 1 de maio.
Equipe Empregare

Veja também: A Lei da Atração e Processos Seletivos – A Dinâmica por trás das contratações

Gostou das dicas sobre Leia da Atração nos processos seletivos? Deixe um comentário e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

anúncio de vaga
Artigo anterior 5 maneiras de criar um anúncio de vaga atraente e assertivo
Próximo artigo Seleção às Cegas – A Promoção da Diversidade na Sua Empresa

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close